quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Testemunhos de Júnior e Thiago Cidade





Pergunta:
Qual é o nome completo de vocês?
THIAGO: Thiago dos Santos Cidade
JUNIOR: Jonecy Gomes Cidade Junior

Pergunta: Vocês nasceram aqui em Roraima?
THIAGO: Sim, em Boa Vista
JUNIOR: Também em Boa Vista, mas fui registrado num município do Amazonas porque minha mãe não podia me registrar no cartório de Boa Vista.

QUEM ERAM VOCÊS?

Pergunta: Qual era o principal hobby de vocês?
THIAGO: vôlei e futebol
JUNIOR: estudar

Pergunta: Como era o comportamento de vocês antes de aceitarem a Cristo?
THIAGO: ficava até meia-noite na rua, brincava com os amigos em frente da minha casa. Lá em casa tudo era muito natural. Às vezes eu via sem querer revistas como a playboy tal forma eram livres as coisas.
JUNIOR: caseiro, não gostava de sair de casa. O máximo que acontecia era que as meninas iam lá em casa. Meu pai me dava total liberdade para me relacionar com mulheres, mas sempre fui restrito ao que diz respeito a relacionamento intimo.

Pergunta: E o relacionamento com seus pais?
THIAGO: sem resposta.
JUNIOR: minha mãe sempre foi minha melhor amiga. Meu pai era muito durão.

Pergunta: Alguma coisa perturbava vocês?
THIAGO: As músicas bregas que meu pai escutava.
JUNIOR: O meu pai, quando bebia. No seguinte eu que tinha que limpar a sujeira. E não suportava as músicas bregas do meu pai.

Pergunta: Quem era o Junior (Thiago) até então?
THIAGO: só brincar e conversar com meus amigos.
JUNIOR: muito sério, muito fechado, não me relacionava com as pessoas. Por causa disso meu pai me incentivava a ter relacionamento com as meninas.

SOBRE JESUS

Pergunta: Naquela época você sabia quem era Jesus Cristo?
THIAGO: não.
JUNIOR: não, desconheço.

Pergunta: Qual era a sua idéia sobre os cristãos?
THIAGO: eu respeitava, mas era indiferente. O que acontecia era que o Zaqueu me chamava para ir a igreja (com 16 anos na época)
JUNIOR: não tinha nenhuma idéia sobre os cristãos.

Pergunta: Qual foi a primeira vez que vocês ouviram falar em Jesus?
THIAGO: foi um colega meu, o Anderson que morava perto de casa, inclusive hoje se encontra no mundão. Ele ia a força para a igreja quando o conheci.
JUNIOR: quando ia pra casa do Gerson, um amigo meu. Andávamos tão juntos que pensavam que éramos irmãos.

Pergunta: Antes de se tornar evangélico você tinha alguma religião?
THIAGO: sim, freqüentei a igreja católica. Já fui coroinha durante o Ruah de Deus, fui também pra um acampamento no João Paulo VI, onde lá eu tocava violão durante as reuniões. Rolava qualquer música, de Jota Quest à Legião Urbana. Tudo isso não durou mais do que um ano.
JUNIOR: eu tinha uma ex-namorada que era católica e por influência dela, freqüentei a igreja católica. Eu freqüentava a Batista, mas não tinha nenhum compromisso. Com algumas semanas fui indicado para ser líder de um grupo de 10 jovens. Durante um acampamento católico, à noite, após todos se recolherem vários jovens pulavam a janela pra “ficar” com as meninas. Não existia fiscalização de nada.

Pergunta: Alguém pregou pra vocês sobre Jesus? Quem?
THIAGO: Acho que foi o Anderson.
JUNIOR: Uma senhora numa fila do Banco do Brasil. Eu trabalhava com Otoniel Ferreira, um vereador, e fui ao BB pagar uma conta pra esposa dele, então fui para a fila. Uma senhora chegou e me disse: você é uma pessoa especial pra Deus, e eu disse para ela: sério? mas eu sou da Igreja Batista. A mulher disse, mas Deus não quer saber de denominação. Escute esse louvor, cantou ela bem baixinho no meu ouvido. Naquele momento meus olhos se encheram de lágrimas. Eu disse que já conhecia Deus, então ela disse, mas você não pratica. Uma coisa Deus me disse, que você está precisando muito de duas coisas, e Ele vai te conceder. Ela me despertou e eu disse pra mim mesmo que mudaria, que minha intimidade com Deus seria maior. Aquela Senhora me contou parte daquilo que Deus a fez realizar. Peguei o endereço dela, mas não consegui manter contato.

Pergunta: Qual foi a primeira vez que vocês freqüentaram uma igreja cristã? Qual foi a primeira impressão de vocês?
THIAGO: foi a Quadrangular Cauamé, com 17 anos. A reverência era algo que me chamava a atenção, o comportamento das pessoas e como tudo acontecia. Quando o pastor ou alguém falava da Bíblia, eu pensava: Será que eu tenho que decorar tudo isso?
JUNIOR: a Batista com 11 anos, onde meu pai me proibia de freqüentar. Eu ia escondido. Minha impressão era de uma família que eu nunca tive em casa. A pessoa que orou muito por mim foi a mãe do Gerson, meu amigo.

O JOVEM E O MUNDO

Pergunta: Em tempos de mídias interativas, como internet e telefonia móvel, quem você acha que têm recebido maior influência?
THIAGO: crianças e jovens. Apesar de morar num bairro periférico as crianças têm acesso fácil à web devido às lan houses.
JUNIOR: o adolescente. Adolescente versus internet. São pessoas viciadas naquele mundo, fazem encontro, sexo pela internet entre outras coisas.

Pergunta: Em sua opinião, quem é hoje o maior ídolo dos jovens e adolescentes?
THIAGO: acho que é o Naruto.
JUNIOR: o programa Malhação que continua até hoje.

Pergunta: Vocês idolatravam alguém ou alguma coisa?
THIAGO: Dragon Ball-Z. Eu até desenhava os personagens e interagia com eles.
JUNIOR: nada.

Pergunta: No mundo existem muitas formas de atrair e conquistar o coração e o pensamento dos adolescentes, o que vocês acham que mais os atrai?
THIAGO: mulheres para os rapazes. As meninas querem ter liberdade pra fazer o que quer.
JUNIOR: as amizades.

Pergunta: O que vocês acham que pode ser dispensável na vida dos jovens?
JUNIOR: o namoro. Por que o jovem quer namorar? O jovem e o adolescente crentes não devem namorar e sim ter compromisso. Acho que o jovem deve se conservar e evitar toques, beijos demorados e carícias. O beijo é considerado sexo e pode ser perigoso se o jovem não vigiar.

Pergunta:
E o que seria indispensável para eles?
THIAGO: a base de tudo é a educação.
JUNIOR: o amor ao próximo.

QUEM SÃO VOCÊS

Pergunta: Qual é o hobby de vocês hoje?
THIAGO: tocar instrumentos musicais e ouvir música.
JUNIOR: No momento nenhum por falta de tempo. Ando bastante ocupado.

Pergunta: Vocês são discriminados em casa por serem cristãos?
THIAGO: sou, meu tio pega no meu pé e diz que eu vou pegar o dinheiro do pastor, diz que vai me levar pro prostíbulo e que vai abrir uma igreja lá em casa e o Junior vai ser o pastor e eu o ministro de música.
JUNIOR: sim. Mas agora está bem melhor, antes não podia deixar nem a Bíblia na sala que meu pai brigava comigo o dia inteiro.

Pergunta: Seus pais notaram alguma mudança depois disso?
THIAGO: sim.
JUNIOR: Sim. Ele não me falou pessoalmente mas, alguém que conversou relatou que meu pai falou bem a meu respeito dizendo que sou crente e até professor da Escola Bíblica.

Pergunta: E seus amigos, houve alguma mudança de comportamento em relação a vocês?
THIAGO: sim, eles dizem que eu só quero saber de igreja. Alguns dizem que o meu interesse na igreja são as meninas.
JUNIOR: não sei, sumiram todos.

HOJE COM JESUS

Pergunta: Porque vocês escolheram a Evangelho Quadrangular para congregar?
THIAGO: por que me senti bem, conforto, amizade e amor foram algo que encontrei lá.
JUNIOR: porque fui salvo, curado, batizado e estou aguardando Ele voltar. O lema da Igreja do Evangelho Quadrangular falou muito pra mim.

Pergunta: Porque você aceitou Cristo como Salvador?
THIAGO: por causa de um colega que me convidou para ver a sua nova namorada na igreja que ele frequentava. Durante um casamento numa outra igreja, conheci uma menina que simpatizou comigo. Fui para a igreja dela (a mesma do meu amigo) por causa de namoro, freqüentei por um bom tempo e ela não deu prosseguimento ao namoro pois eu não era convertido e nem batizado. Namoravamos escondidos. Comecei a congregar e algumas pessoas me perguntaram se eu sairia da igreja se o namoro acabasse, disse que não. Aceitei Cristo durante um culto onde a Pastora Gilza perguntou quem queria aceitar Cristo, sentado no meu lugar, levantei a mão e fiz minha decisão. Com o tempo foi trabalhado às intenções do meu coração e busquei o batismo nas águas, foi quando realmente me converti.
JUNIOR: uma palavra impactou-me e por ela fiz a decisão: ... Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai senão por mim.

Pergunta: Quem é Jesus Cristo?
THIAGO: Ele é o cara!
JUNIOR: O Mestre dos mestres.

Um comentário: