sábado, 6 de fevereiro de 2010

“Tá podendo, hein!”

A expressão do título deste texto é uma das mais usadas pela moçada atual. É só o garoto aparecer com aquele tênis cobiçado, a garota com aquela bolsa desejada, que a frase surge: “Tá podendo, hein!”.

Mas bolsa e tênis são apenas coisas, como tal, não têm muita importância. Existe um item que tem sido inconseqüentemente esbanjado, para o qual a maioria da moçada não dá a mínima, nem nota. Como todo jovem tem muito, acha que nunca terá falta, por isso gasta e usa das formas mais indiscriminadas e sem nenhum critério. Estou falando do “tempo”. Isso mesmo, é sobre as horas deste dia que já se passaram, do dia de ontem, das férias passadas. Agem como se tivessem muito tempo, todo tempo, assim esbanjam e se convencem: “Tô podendo!”.

Neste tema a moçada não está podendo. Ninguém está. Não existe reposição de tempo. O que passou, passou. O tempo perdido se perdeu, e isto deve nos servir apenas como reflexão e questionamento para não se errar de novo. A regra diz que o jovem tem mais tempo que o velho. É verdade, mas não toda verdade. Pois a realidade diz que a maioria das mortes no trânsito, overdoses, doenças sexuais, suicídios, guerras e violências urbanas, são protagonizados por jovens.

Provérbios 8.36 diz que todo aquele que despreza a sabedoria ama a morte e, sabedoria, no contexto bíblico, é a perfeita vontade do Senhor.

Eis o drama. Toda uma geração, sem se dar conta, esbanja o tempo e flerta com a morte. Pensa, com suas atitudes irresponsáveis, que está se dando bem. Ilusão, pura ilusão.

Woody Allen, cineasta americano, quando disseram que os seus filmes fariam dele uma pessoa imortal, respondeu de forma bastante áspera: “Não quero ser imortal por meio de minha obra. Quero atingir a imortalidade por não morrer”. Pelo menos nisso podemos concordar com o cineasta, sonhamos com a imortalidade, com o supremo bem de viver eternamente.

O sonho da vida eterna é possível. Para sua realização precisamos dedicar o tempo que nos resta, sendo seguidores de Cristo, oferecendo a Ele o que somos e o que temos. Afinal, só Ele pode nos abençoar com a eternidade num tempo perfeito, sem dores, lágrimas, sofrimentos, pecados.

Nós não podemos, Jesus pode.

Não perca nem mais um minuto. Reorganize sua agenda. Faça uma revisão de prioridades. Selecione compromissos. Use bem a preciosidade deste dia que se chama “hoje”, este é o seu tempo de mudar e submeter-se ao Senhor de todos os tempos.

Paz!

Pr. Edmilson Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário